terça-feira, 19 de março de 2013

A escola.

Foi tudo comprado para a escola ainda em 2012. Estava ansiosa pela chegada de 2013, ano em que nossa linda Esther começaria a estudar.

Com 2 anos e 5 meses, Esther deveria começar na classe do Infantil II, mas fui orientada a colocá-la no Infantil I, por experiência dos educadores de uma das escolas que visitei. Por que? Bem, entendi que pela vivência dos educadores, o atraso psicomotor de Esther seria inicialmente compensado pela menor idade dos coleguinhas da classe do Infantil I, até porque Esther ainda não anda. Mas isso foi o que combinamos de início. Caso Esther se mostre mais desenvolvida, migrará para a classe do Infantil II. As profissionais que a acompanham foram de acordo. Vamos que vamos.

O primeiro dia na escola foi muito especial para nós. Acordamos bem cedo. Esther foi arrumada com muito carinho pela Daci e, sozinha, escovou os dentes. A caminho da escola contávamos alegremente sobre a novidade que a esperava. Chegando lá, Esther foi ao encontro da professora Neila e dos colegas de sala no parquinho para sua primeira atividade escolar.

Observei por algum tempo outros pais. Percebi a mesma ansiedade e preocupação. Uma mãezinha me questionou sobre o que eu também estava sentindo: "O coração da gente fica apertado só de pensar que vamos deixá-los aqui, né?". Eu estava pensando nisso. Depois conclui comigo mesma que fazia parte do processo e que eu também já havia passado por aquilo. Quem não passou, não é mesmo? Ver minha filha na escola já era um sonho realizado. Só Deus sabe como meu coração estava cheio de felicidade e de fé. Tudo daria certo.

Esther tem quatro colegas de sala, sendo uma menina e três meninos. Em pouco tempo, Esther cativou, até então, a única coleguinha da sala, Alice. Meu esposo contou-me, encantado, sobre a atenção e o carinho da Alice para com Esther. É, as crianças se entendem mesmo! 

Como não posso estar presente para curtir doces momentos da adaptação da Esther por causa do meu trabalho, aproveito para me deliciar com os relatos dele sobre os acontecimentos do dia na escola.

No primeiro dia de aula, Esther não ligou a nossa ausência na escola por alguns instantes. Em outros dias, ela começou um choro sentido na ausência do pai, que já a acompanhava sozinho. 

Meu esposo continua no processo de adaptação de Esther na escola. Cada dia ela vai ficando um pouco mais de tempo. Assim como é com as outras crianças, Esther mostra progresso!




 







 













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